Alergias – Rinite Alérgica

Alergias – Rinite Alérgica

Rinite Alérgica

Com a chegada da primavera os problemas alérgicos regressam ao topo das queixas dos nossos utentes. Vaomos assim abordar o tema das rinites sazonais que atigem o pico nesta época.

A Rinite Alérgica é uma doença inflamatória crónica nasal, induzida pela exposição a alergénios (ácaros do pó, pólenes, fungos, etc). A exposição a estes estímulos desencadeia uma resposta imunológica, que leva à inflamação da mucosa nasal e, consequentemente, ao aparecimento dos sintomas como espirros, tosse, comichão e obstrução nasal. Se há conjuntivite alérgica associada (Rinoconjuntivite alérgica) surgem, também: lacrimejo e comichão ocular, olho vermelho e/ou inchado e intolerância à luz.

Pode acontecer que antes do aparecimento destes sintomas, sinta comichão acentuada do nariz, olhos e garganta, bem como sensação do nariz a correr, lacrimejo e olhos vermelhos. Algumas pessoas podem também mencionar dores de cabeça, particularmente sobre os olhos, ou atrás destes, e em redor das maçãs do rosto. Por vezes os sintomas podem ser mais generalizados, surgindo eczema, dificuldade em dormir e cansaço.

 

 

Em Portugal, cerca de 22% da população sofre de Rinite Alérgica. Contudo, existe um número significativo de doentes, ainda, não diagnosticados e não tratados.

 São múltiplas as causas de rinite alérgica e o mesmo indivíduo pode ser sensível a mais do que uma substância. No entanto os agentes mais frequentes são o pólen das plantas, o bolor, os ácaros, o pelo de animais de estimação, o fumo do tabaco e a poeira.

 

Prevenção da rinite alérgica

A primeira atitude a ser tomada é evitar as substâncias que se julgam ser a causa da rinite alérgica. Os procedimentos são diferentes consoante o tipo de rinite alérgica apresentada. O indivíduo com rinite de tipo sazonal deve evitar passear pelo campo, principalmente durante os meses de Primavera e Verão.

 

Tratamento da rinite alérgica

A forma mais eficaz de tratar a rinite alérgica é preveni-la. Porém, há medicamentos que podem ser prescritos pelo médico sempre que o afastamento dos alergénios é pouco prático ou eficaz. Os medicamentos mais utilizados são os anti-histaminicos, uma vez que bloqueiam os efeitos da histamina e importantes no alívio dos sintomas e os  corticoides tópicos para diminuir a inflamação.

Na Farmácia podemos ajudálo a tratar este problema, nomeadamente através de fármacos anti-histaminicos:

Seja em comprimidos,

Loja online —> Telfast 120

 

bem como em comprimidos orodispersíveis,

Loja online —> Cetix Anti-Alérgico 10mg

 

Para além destes temos os sprays nasais que ajudam muito no controlo dos sintomas:

Loja online —> Flonaze

 

ou colírios:

Loja online —> Alerjon

 

As alergias são muito prevelentes e trazem grande dose de incapacidade para as pessoas que delas sofrem.

O seu farmacêutico conhece bem esta problemática, podendo ajudá-lo a tratar desde já estes sintomas que atrapalham tanto o seu dia a dia. Aproveite os seus serviços, para o quanto antes resolver o seu problema.

 

 

Artur Pinhão

Março 2018