Banho do Bébé – momento de partilha

Banho do Bébé – momento de partilha

Banho do Bébé

Este é o grande momento da higiene, mas é também um momento de partilha e intimidade entre pais e filhos, daí o tema que tem hoje a nossa atenção.

Dar banho ao bebé permite que a mãe (e/ou o pai) e o filho estreitem o seu relacionamento afectivo, num ambiente calmo e divertido.

 

O banho do bebé deve ser diário, com pouca duração e com uma atenção especial a alguns pormenores. Desde logo, os seguintes elementos devem estar acessíveis, de modo a que não haja necessidade de o adulto se afastar (o risco de afogamento, mesmo com pouca quantidade de água, é real):

  • a banheira (que tanto pode ser autónoma como encaixar na dos adultos)
  • os produtos de limpeza (sempre com pH neutro)
  • os acessórios (esponja suave, compressas, toalha).

 

Não há um limite definido de tempo para o banho do bebé, embora não sejam recomendados mais de 15 – 20 minutos. O importante é que ele não arrefeça.

 

Loja online —> Esponja Natural Suavinex

Loja online —> Dermolavante Bebe Mustela 500ml

 

Cuidados com a pele do bébé

A pele do bebé exige cuidados específicos, mas é importante ter também uma atenção especial  a algumas zonas  do corpo , tais como olhos, ouvidos, nariz, genitais e região anal.

 

O processo do banho

  • Verificar se tudo está pronto para o banho;
  • Verificar a temperatura da água (com o cotovelo ou termómetro);
  • Pegar então no bebé, despi-lo, tirar-lhe a fralda e limpar o “rabinho”, sobretudo se estiver sujo de fezes;
  • Deixar a toalha pronta para receber o bebé depois do banho;
  • Segurar o bebé e colocá-lo na água, passando um dos seus braços por trás dos ombros do bebé, para que a cabeça dele fique levantada e apoiada no seu braço.

 

Começar por lavar os olhos, com algodão ou uma compressa embebida em água fervida fria, do canto externo para o interno das pálpebras, utilizando uma para cada olho. A seguir, começar a lavar a cabeça com champô adequado, depois o pescoço, braços, tronco, pernas e, por último, os genitais e a região anal (devem ser limpos da frente para trás).

Retirar o bebé da água e colocá-lo na toalha que preparou. Secar cuidadosamente a pele, sem esfregar, dando especial atenção à zona da cabeça, orelhas (só do lado de fora), dobras do pescoço, axilas, virilhas, mãos e espaços entre os dedos.

A seguir, deve aplicar um creme hidratante por todo o corpo.

 

Loja online —> Bioderma Abcderm Leite Hidratante – 200ml

 

Sendo uma rotina diária na vida do bébé, representa uma óptima oportunidade para fortalecer as relações entre os pais e o recém-nascido. Não a perca! Qualquer dúvida não deixe de nos consultar.

Veja mais artigos sobre mães e bébés aqui!

 

Artur Pinhão

Setembro 2018