Celulite tratamento

Celulite

 

Com a chegada dos dias quentes as nossas utentes começam – invariavelmente – a despertar para algumas preocupações. Lá vem o bikini, menos roupa, os collants ficam de parte… enfim todo um novo mundo em que o corpo fica mais exposto, daí que hoje falaremos da celulite que tanto “chateia” as nossas utentes.

A celulite é uma condição na qual a pele apresenta depósitos de gordura, dando-lhe um aspeto irregular, grumoso. É também conhecida por “pele em casca de laranja”.

Tende a ser mais evidente nas nádegas e coxas e, de um modo geral, ocorre depois da puberdade. A celulite é mais comum em áreas onde se forma depósitos de gordura e resulta de uma distribuição irregular dessa gordura sob a superfície da pele.

 

 

A celulite é classificada em três graus:

  • Grau 1: sem sintomas e apenas detetada em exames microscópicos;
  • Grau 2: a pele fica mais pálida e com menor elasticidade;
  • Grau 3: rugosidade visível na pele.

 

Embora a celulite possa afetar ambos os géneros, é muito comum nas mulheres, em parte,pela sua maior tendência para acumularem determinados tipos de gordura. De facto, cerca de 80% das mulheres apresentam algum grau de celulite.

Não se trata de uma doença grave mas pode afetar a autoestima e, portanto, a qualidade de vida das pessoas por ela afetadas.

A celulite resulta do efeito combinado dos cordões de tecido conjuntivo que ligam a pele ao músculo e da acumulação de gordura sob a pele. Enquanto a gordura empurra a pele, os cordões de tecido conjuntivo prendem-na às camadas mais profundas e esse conjunto de forças traduz-se numa superfície irregular.

A celulite manifesta-se pela presença de pele com aspeto irregular, em casca de laranja. Nas formas mais ligeiras, a celulite apenas é detetada quando a pele é comprimida. Nos casos mais acentuados, a pele forma irregularidades muito acentuadas, com zonas deprimidas e elevadas.

Como se referiu, as áreas mais afetadas pela celulite são as nádegas e coxas, mas pode também ser visível no peito, abdómen inferior e nos braços.

 

Prevenção da Celulite

A prevenção da celulite passa por uma dieta saudável, baixa em gordura, rica em fruta, vegetais e fibras.

A prática regular de exercício, a manutenção de um peso adequado, a redução do stress são também aspetos importantes.

O uso de roupa confortável impede a formação de celulite que resulta do uso de roupas muito apertadas.

 

Tratamento da Celulite

Existem tratamentos que se baseiam em princípios mecânicos ou físicos, como as massagens, a drenagem linfática, o tratamento pelo calor, uso de ultrassons, rádio- frequência, terapêutica magnética ou por ondas de rádio, endermologia ou estimulação elétrica.

Outras abordagens ao tratamento da celulite baseiam-se na utilização de substâncias que, ajudam a remover a gordura acumulada sob a  pele, como as metilxantinas, cafeína, pentoxifilina, aminoácidos, ginkgo biloba.

 

A perda de peso pode ajudar a reduzir a celulite, bem como a manutenção de uma dieta saudável.

 

Tratar e controlar a celulite é possível, por isso, não deixe de nos consultar para poderemos encontrar a melhor resposta para si.

 

 

Artur Pinhão