Frieiras- incómodo no Inverno

Frieiras- incómodo no Inverno

As frieiras são uma reação da pele ao frio e às variações de temperatura.

As frieiras incomodam, mas podem ser aliviadas com alguns cuidados, pelo que hoje vamos abordar este tema de modo a ajudar a preveni-las.

As frieiras são zonas de pele inflamadas e que podem adquirir uma coloração vermelha a roxa. A exposição ao frio provoca uma vasoconstrição, dificultando a circulação sanguínea nas extremidades do corpo. Quando há um aumento brusco da temperatura o organismo não consegue reagir com a mesma rapidez e há um extravasamento de sangue para os tecidos provocando uma reacção inflamatória.
Podem ser agudas quando ocorrem algumas horas após a exposição ao frio e dão muita comichão, duram alguns dias, mas podem voltar sempre que houver exposição ao frio. Podem ainda ser crónicas quando a repetida exposição ao frio provoca lesões persistentes que podem durar desde os meses de Outono até ao início da Primavera.

As extremidades – mãos, pés, nariz e orelhas – são as zonas do corpo mais afetadas: são as mais expostas ao frio e as que mais procuramos aquecer para restabelecer a temperatura e o conforto.

 As frieirassão mais comuns entre os idosos e as mulheres, quando existem alterações da circulação sanguínea e história familiar. 

Pessoas que trabalham ao ar livre também são mais vulneráveis.

Apesar de na maior parte dos casos serem passageiras, há o risco de persistirem durante toda a época fria e de abrirem feridas que podem infetar. É importante por isso ter os cuidados necessários. Só assim as frieiras tendem a desaparecer, normalmente ao fim de duas semanas.

No tempo frio deve pôr em prática algumas medidas simples que permitem prevenir o aparecimento de frieiras ou o seu agravamento:

– Proteja as zonas do corpo mais expostas, use luvas, meias de lã, calçado quente e confortável, gorros e um cachecol para proteger o rosto;

– Evite mudanças súbitas de temperatura, ao entrar num espaço aquecido, retire os abafos e deixe a pele habituar-se ao ambiente;

– Não se exponha a fontes de calor intenso, como aquecedores, lareiras e água quente, porque agravam os sintomas.

As frieirasincomodam, mas geralmente não são graves. 

Consulte-nos para podermos ajudar a prevenir e aliviar este problema tão comum , na sua farmácia encontrará os melhores conselhos bem como produtos que ajudam a aliviar a dor e a comichão, ao mesmo tempo que mantêm a pele hidratada e protegida.

Artur Pinhão

Dezembro 2018