Menopausa – Etapa Natural

Menopausa – Etapa Natural

Menopausa – Etapa Natural

A menopausa é uma etapa natural na vida da mulher que pode e deve ser vivida com tranquilidade, todo o bem-estar e qualidade de vida, vamos hoje tratar então este tema.

 A menopausa provoca alterações físicas e psíquicas determinantes, mas é uma etapa que pode ser vivida de forma saudável e com bem-estar.

A idade média na qual se atinge a menopausa é os 51 anos, variando entre os 40 e os 58 anos. Em algumas mulheres pode ocorrer precocemente, perto dos 30 anos, e noutras ser mais tardia, por volta dos 60. Em Portugal, estima-se que a idade média ronde os 48 anos. O certo é que, independentemente da idade, a menopausa é um período de mudança sobre o qual é importante a mulher estar informada, de forma a poder viver esta etapa da sua vida de forma saudável, tranquila e com bem-estar, reduzindo os efeitos físicos e psicológicos.

O que acontece ?

A menopausa é uma etapa biológica em que a mulher deixa de menstruar devido a uma redução da função dos ovários. Os ovários param de produzir as hormonas estrogénio e progesterona, levando a um novo equilíbrio hormonal que se reflete em todo o organismo, com sintomas físicos e psíquicos associados.

As manifestações não são iguais para todas as mulheres, nem na intensidade do desconforto que podem causar, nem na duração: podem ter início 2 a 10 anos antes da última menstruação e durar até vários meses ou anos após o período menstrual ter cessado. Em algumas mulheres podem mesmo nunca desaparecer.

A diminuição dos níveis de estrogénio  pode provocar alguns desconfortos. De entre eles, os afrontamentos e suores (afetam cerca de 60 a 80% das mulheres e tendem a ser mais intensos nos dois primeiros anos da menopausa),irritabilidade, ansiedade, depressão, fadiga, secura vaginal e diminuição da libido e aumenta a predisposição para as doenças cardiovasculares e para a osteoporose.

 Os sintomas da menopausa podem-se manifestar de forma diferente para cada mulher. Algumas apresentam variadas queixas enquanto que outras não sentem a sua qualidade de vida afetada pela menopausa. 

 Medidas a tomar 

Praticar uma alimentação equilibrada reforçada com leite e derivados magros, cereais integrais, frutas, legumes e leguminosas; exercício físico e não fumar são medidas a adotar. É ainda importante fazer check-ups regulares para despiste de situações como diabetes, hipertensão, alterações na tiroide, controlo do colesterol e triglicéridos, vigilância ginecológica e mamária.

Previna outros riscos 

É normal que com a perda de estrogénio e progesterona a mulher apresente alguns riscos associados:

Risco cardiovascular 

O aumento do nível de colesterol, de peso e do perímetro abdominal, assim como  outras situações mais frequentes com a idade (como a hipertensão e diabetes), podem acarretar um maior risco cardiovascular.

Osteoporose

A perda de massa óssea resulta no enfraquecimento dos ossos e consequentemente existe um maior risco de fratura.

Consulte o seu médico e saiba como prevenir um risco acrescido. 

Na farmácia encontra uma equipa de profissionais disponível e qualificada para lhe prestar toda a informação e aconselhamento sobre esta etapa da vida.

 Artur Pinhão

Junho 2019