A nutrição desportiva é importante?

A nutrição desportiva é importante?

Suplementos alimentares – A nutrição desportiva é importante?

 

Cada vez mais os praticantes de desporto, desde os aspirantes aos profissionais, sabem que há múltiplos fatores que determinam o êxito do seu esforço e que vão para além das horas que passam a treinar ou do tipo de treino que realizam. Daí colocar-se a questão: A nutrição desportiva é importante?

A adaptação do atleta ao treino depende de vários fatores como da genética do indivíduo, fatores endócrinos, ambientais, nutricionais, etc.

 

nutrição, em contexto desportivo, tem vindo a ser alvo de um crescente interesse, na medida em que tem sido reconhecida como fundamental para a saúde em geral, e para o desempenho desportivo, em particular.

As suas escolhas alimentares podem fazer a diferença entre o seu sucesso ou fracasso desportivo. Contudo, apesar de a alimentação saudável, ser na maior parte dos casos, por si só, capaz de colmatar as necessidades nutricionais de um praticante de desporto, pode ser necessário tomar suplementos alimentares para suprir a insuficiência de alguns nutrientes no organismo.

 

Aqui entra o grande motivo da necessidade dos suplementos, pois funcionam para colmatar os défices nutricionais.

Caso a nossa recuperação do esforço físico esteja comprometida e o próximo treino seja ainda durante a fase de recuperação, podemos entrar num processo de decadência. Se for feito numa forma crónica, podemos esperar perda de performance, massa corporal, alterações psicológicas e hormonais além de uma maior prevalência de lesões.

A ingestão de águapara prevenir a desidratação acaba por ser importante, especialmente em desportos de endurance e ambientes quentes devido à sua função na termorregulação.

Com a prática de atividade física, o recurso a suplementos proteicos pode ser importante – os músculos são formados por proteína e, quando trabalhados, precisam de recuperar os níveis de aminoácidos, para manter a sua estrutura. Ao fornecer proteína aos músculos logo após a prática de exercício físico, a síntese de proteínas nos músculos é aumentada, tornando-os mais fortes e tonificados.

Caso contrário, os efeitos podem resultar na perda de massa muscular
e na dificuldade de recuperação após o treino.

Loja online —> Finisher FuturPro 8 Saquetas 30gr

 

De um modo geral, a nutrição desportiva e os suplementos alimentares têm um papel indispensável na vida de um atleta, seja ele recreativo ou de elite.

 

Neste contexto, é fundamental adequar os suplementos alimentares ao objetivo pretendido, ao seu estado de saúde, ao nível de exigência física da atividade que pratica, ao custo-benefício do seu uso, e aos riscos para a saúde e performance.

Loja online —> Finisher® Multivitaminico Minerais 60 Cápsulas

 

A regra de ouro que importa reter é que, apesar de um suplemento alimentar poder agilizar os resultados pretendidos na sua performance, não faz milagres, e pode trazer consequências para a sua saúde, principalmente se a escolha não for a mais adequada, se estiver a fazer algum tipo de medicação em simultâneo, ou em caso de doença.

Daí que, o aconselhamento adequado, na sua farmácia, seja fundamental para garantir o sucesso dos resultados pretendidos, de uma forma segura e saudável.

 

 

Artur Pinhão

Maio 2018