Onicomicose – Tratar logo início

Onicomicose – Tratar logo início

Onicomicose como tratar

Onicomicose

Os fungos existem, essencialmente, em meios húmidos e com temperaturas quentes e frias simultaneamente. Os balneários, ginásios e piscinas são alguns dos exemplos mais frequentes onde estes, inevitavelmente, existem, e facilmente se instalam na pele, multiplicando-se e dando origem a infeções. É o que se passa com a onicomicose.

onicomicose é uma infeção das unhas, que tanto pode afetar as das mãos como as dos pés. É mais frequente nos pés devido à exposição a ambientes húmidos e quentes a que normalmente estão sujeitos, sendo então o tema a tratar hoje.

As onicomicoses, ou fungos nas unhas são, muitas vezes um tipo de infeção que é ignorada durante anos pois, apesar da presença de um pequeno ponto branco ou amarelo (unha pode ficar descolorada, mais espessa, quebradiça e deformada) por baixo da unha, a infeção pode estar presente sem causar dores.

No entanto, uma vez identificado o primeiro sinal, é importante iniciar o tratamento rapidamente. O objetivo é o crescimento de uma unha livre de infeção que, lentamente, vai substituindo a doente. Assim, deveremos:

Identificar os sinais nas unhas:

① Começa com uma pequena mancha, que vai aumentando;

② A cor altera-se, ficando esbranquiçada ou amarelada;

③ Torna-se mais grossa e baça;

④ Debaixo da unha, forma-se um depósito semelhante a farinha;

⑤ Perde a forma, podendo esfarelar-se e partir;

⑥ Pode dar desconforto e até dor.

 Tratar e dar tempo ao tempo

As infeções por fungos das unhas tratam-se mas exigem tempo e paciência. É preciso esperar que ocorra uma completa renovação da unha para ter a certeza de que os fungos desapareceram: o que pode levar cerca de 6 meses nas unhas das mãos ou prolongar-se por mais de 1 ano nas dos pés.

 Produtos que se aplicam na unha

Devem ser aplicados sobre a unha, principalmente no início da infeção e em situações mais ligeiras e em complemento ao tratamento tópico ou por via oral e existem sob a forma de: verniz, creme, pomada ou solução.

 Medicamentos contra os fungos

  • não sujeitos a receita médica: cremes, pomadas, soluções, vernizes, pós cutâneos
  • sujeitos a receita médica: os medicamentos de toma oral (comprimidos) só podem ser aconselhados receitados pelo médico e restringem-se aos casos em que a infeção é mais grave e afeta grande parte da unha até à raiz.

Consulte-nos para aconselhar-mos o mais adquando para si, assim que apareça com este problema. Estaremos cá para o ajudar!

Artur Pinhão

Outubro 2019