Pele sensível – cuidado específico

Pele sensível – cuidado específico

pele sensível exige cuidados específicos, pois é fina, frágil e delicada, daí tratarmos hoje desse tema. A pele sensível é delicada, com tendência a seca e que descama com muita facilidade, que tem pouca oleosidade e, por isso, adquire aparência áspera e com tendência à formação de rugas. Outra característica da pele sensível é a irritabilidade: elas são muito sensíveis às mudanças climáticas e ao uso de cosméticos. Normalmente, desenvolvem vermelhidão, ardor, prurido e manchas . De um modo geral as peles claras têm mais tendência a apresentar sensibilidade.

Esta pele necessita de cuidados redobrados no que respeita à hidratação e limpeza: o cuidado com a pele sensível pressupõe uma hidratação diária adequadapara acalmar e proteger a barreira cutânea das agressões externas e, também, para garantir o conforto e atenuação de sinais comuns como secura, picadas, vermelhidão, irritação e prurido. Os produtos utilizados devem ser específicos para peles sensíveis para evitar que ocorra alergia ou intolerância aos cosméticos.

Para que não fique mais fragilizada, é fundamental que os produtos de limpeza obedeçam aos seguintes critérios:

  • Seja constituído por um agente lavante não irritante;
  • Seja rico em ingredientes naturais e não agressivos, de modo a garantir uma limpeza suave e a manutenção do equilíbrio fisiológico da barreira cutânea;
  • Não possua parabenos nem alergénios

A escolha adequada de um produto de limpeza diminui a secura da pele, acalma as irritações e alivia o desconforto cutâneo.

Durante o banho, para além de removermos as células mortas e as impurezas acumuladas, podemos eliminar também parte do filme hidrolipídico que protege a pele e permite assegurar a sua hidratação. Esta eliminação pode ser, em parte, compensada com a aplicação de um creme hidratante ou emoliente após o banho, a fim de assegurar a função barreira da pele, evitando a perda de água e consequente desidratação.

A pele, após o banho, fica preparada para receber os nutrientes necessários para a manutenção do seu equilíbrio e proteção contra os agentes agressores do meio ambiente.

Os produtos utilizados devem ser específicos para peles sensíveis para evitar que ocorra alergia ou intolerância aos cosméticos.

Consulte-nos para podermos ajudar a prevenir e orientar na escolha dos cuidados ideais para a sua pele, consoante cada caso. Como sempre, a Farmácia e o seu Farmacêutico estão disponíveis para si!

Dr. Artur Pinhão

Março 2019