Pernas pesadas – como evitar

Pernas pesadas – como evitar

Pernas pesadas – como evitar

O calor torna mais presente um problema muito comum, a má circulação venosa e os sintomas de pernas pesadas. Aliado ao facto de ser mais difícil o uso de contenção elástica, nesta altura aumentam as queixas relacionadas com este problema que iremos abordar de seguida.

Principalmente no verão, surge uma sensação de peso nas pernas, um inchar dos tornozelos e dos pés (edemas) ou ainda em cãibras noturnas, sensações anormais de calor ou de frio, pés gelados e varizes.

A doença venosa crónica, como o nome indica, é uma doença que afeta o sistema venoso. Esta doença é muito mais comum do que possa pensar, atingindo mais de 1/3 da população adulta portuguesa. Embora também afete os homens, é mais frequente na população feminina (7 em cada 10 mulheres com mais de 30 anos sofre deste problema).

Quando este sistema não funciona corretamente, sobretudo por incompetência das válvulas venosas, a circulação do sangue para o coração é deficiente, acabando por se acumular nas pernas. Numa primeira fase, esta situação condiciona o aparecimento dos sintomas característicos (dor, formigueiro, sensação de pernas cansadas) e, mais tarde, o desenvolvimento de complicações: varizes, edema (pernas inchadas), alterações da cor da pele ou mesmo úlcera venosa.

Por ser uma doença que se instala gradualmente, estar atento aos primeiros sintomas e valorizá-los é essencial para que se possam tomar medidas que previnam o desenvolvimento de complicações mais graves.

 

No dia-a-dia, collants e meias de compressão ajudam a manter a correta circulação, exercendo uma compressão elástica que promove a reabsorção do edema, diminui o calibre venoso e aumenta o fluxo sanguíneo. 

Para serem realmente eficazes, as meias de contenção devem ser adaptadas a cada caso (sensação de peso, varizes, edema, gravidez, etc.).

 

Loja online —> Lycia Collant 140

 

A sensação de pernas pesadas é incómoda e pode ser sinal de problemas mais sérios. Antes de ter de resolver é sempre boa ideia tentar prevenir.

Existem certos cuidados que pode adotar – Faça uma alimentação equilibrada: evite gorduras e tente atingir o seu peso ideal se não o tiver conseguido ainda.

  • Beba muita água: a hidratação é um fator essencial.
  • Pratique atividade física regular: opte por atividades que estimulem a circulação nos membros inferiores, como caminhar, nadar ou andar de bicicleta.
  • Evite banhos quentes: alternando a água morna com água fria.
  • Reduza a exposição ao sol: na praia, opte por passear à beira-mar.
  • Evite roupa apertada.
  • Use calçado confortável: evite tanto os saltos rasos como os demasiado altos (3 a 4 cm é o ideal).
  • Evite fumar.
  • Não permaneça muito tempo sem mexer as pernas e evite cruzá-las por períodos prolongados, quando se senta.
  • Descanse com as pernas ligeiramente elevadas.
  • Massaje as pernas, com movimentos circulares, de baixo para cima, para promover a circulação.

 

Loja online —> Antistax – 360mg

Loja online —> Akileine Gel Frescura Viva – 125ml

 

Consulte-nos para podermos ajudar a prevenir e aliviar este problema tão comum e incapacitante, a sua farmácia não deixará de cuidar de si.

 

 

Artur Pinhão

Julho 2018