Picadas Insectos

Picadas Insectos

Com a chegada de tempo mais qunte surgem frenquentemente  as queixas relativas às picadas de insectos, tema que vamos tratar hoje.

Muitas espécies de insetos podem provocar reações alérgicas, na maioria das vezes reações locais, como é o caso dos mosquitos, melgas, moscas, pulgas e percevejos, no entanto, em alguns doentes alérgicos ao veneno abelha e vespa, a picada destes insetos pode desencadear reações alérgicas sistémicas, muito graves.

 

Geralmente a picada de insetos provoca apenas a reação local, com dor, comichão, vermelhidão e inchaço no local da picada, resultante da injeção dos componentes tóxicos do veneno. Nos casos de reação alérgica grave (anafilaxia) os sintomas surgem geralmente alguns minutos após a picada e têm vários graus de gravidade, desde reação cutânea (urticária, angioedema), sintomas digestivos (náuseas, vómitos, diarreia, dor abdominal), respiratórios (pieira, estridor, falta de ar) a cardiovasculares (taquicardia, tonturas, confusão, sensação de desmaio), até ao choque anafilático com paragem cardiorrespiratória. O risco é habitualmente maior nas picadas de abelha do que nas de vespa. Os doentes com história de reações sistémicas devem ser portadores de um estojo de emergência com adrenalina para autoadministração.

Tirando estes casos mais graves que devem ser tratados com urgência em ambiente hostitalar, os restantes podem ser tratados facilmente com a ajuda do seu farmacêutico e sobretudo prevenidos com o uso de repelentes adequados em alturas de maior probabilidade de exposição do corpo aos insectos:

 

Loja online —> Moistidose – Leite Repelente de Insectos

Loja online —> Previpiq Outdoor Roll-On 50ml

 

Como tratamente calmante do desconforto da picada podemos utilizar uma pomada que acalme a comichão e a reacção alérgica:

 

Loja online —> Tilman Calmiderm 40gr

Loja online —> Fenistil Gel

 

Nos casos de prurido intenso podemos utilizar um anti-histamínico oral para ajudar a controlar os sintomas.

 

A nossa farmácia estará sempre ao seu dipor para, a qualquer hora, o ajudar neste com este problema que é incomadativo e bastante frequente. Não deixe de nos consultar!

 

 

Artur Pinhão

Abril 2018