Proteção solar

Proteção solar

Com a chegada do verão, da praia, do sol, chega também a necessidade de nos protegermos para poder usufruir dos raios de sol em segurança. A proteção solar é o tema de hoje.

O sol é benéfico, conhecido que é o seu papel na síntese da vitamina D, essencial à nossa saúde dos nossos ossos. Mas este é um benefício que se obtém com uma exposição curta, para além da qual são maiores os prejuízos.

É que os raios solares e a pele desprotegida não são bons amigos, seja qual for a idade:

– Os infravermelhos são invisíveis, mas aquecem, o que os torna perigosos: podem causar insolação, uma situação grave em que há aumento da temperatura do corpo e desidratação.

– Os ultravioletas (UVA) contribuem para o envelhecimento prematuro e para o cancro cutâneo.

– Os ultravioletas B (UVB) podem ainda provocar queimaduras solares, cataratas e enfraquecer o sistema imunitário.

O protetor solar é indispensável. É antes da exposição – no mínimo 30 minutos antes – que o protetor deve ser aplicado. E com generosidade: tanto sobre a pele exposta como sobre a não exposta (por baixo do fato de banho), com especial atenção aos lábios, orelhas, mãos, pés, zona atrás dos joelhos, ombros e pescoço. A aplicação deve ser renovada a cada duas horas ou a intervalos menores se transpirar muito ou estiver muitas vezes dentro de água.

 

O uso de protetor solar é, como o nome indica, uma medida de proteção, e não uma autorização implícita para estar mais tempo ao sol.

Proteger a pele da ação intensa e nociva da radiação solar é um dos aspetos mais importantes para a saúde. O uso de um protetor solar adequado às necessidades cutâneas de cada pessoa é um dos requisitos indispensáveis para se ter uma pele saudável e protegida, contudo, tal nem sempre acontece e muitas pessoas continuam a expor-se ao sol de forma arriscada e até mesmo irresponsável.

A exposição solar desprotegida e/ou exagerada está fortemente associada ao aparecimento de cancro da pele, a radiação ultravioleta tem sido associada a 67% dos melanomas malignos e nove em cada 10 novos casos de cancro da pele derivam de uma exposição excessiva ao sol.

A aplicação de um protetor solar, diariamente, é imperativa para a promoção da saúde da pele, mesmo nos dias nublados, pois as nuvens só bloqueiam uma parcela dos raios solares. Um protetor solar adequado deve garantir proteção eficaz contra as radiações UVA e UVB, ter uma textura agradável e ser fácil de aplicar. Lembre-se sempre de evitar as horas de maior calor e proteja-se com protetor solar.

 

Loja online —> Nuxe Sun Spray FPS50 150ml

Loja online —> Nuxe Solar Óleo Corpo

 

 

A nossa farmácia estará sempre ao seu dispor para, a qualquer hora, o ajudar a escolher o melhor para o seu tipo de pele. Não deixe de nos consultar!

 

 

Artur Pinhão

Junho 2018