Quer engravidar? – Conheça a altura certa

Quer engravidar? – Conheça a altura certa

O período fértil feminino é o momento ideal para a mulher engravidar, daí que hoje abordaremos este tema.

Conhecer a altura da ovulação pode ser uma boa ferramenta para ajudar a programar uma gravidez. Existem alguns sinais, muitas vezes associados à ovulação, a que pode estar atenta, embora possam variar de mulher para mulher:

Algumas mulheres sentem pontadas durante a ovulação, mas muitas há que não sentem nada e não há mais nenhum sinal que indique que está em curso a ovulação, outras mulheres têm sintomas particulares como uma pequena dor no baixo ventre, ou uma dor de cabeça, algumas têm alteração do apetite.

O período fértil é o período em que pode engravidar, o que não corresponde somente ao dia da ovulação, pois o espermatozóide permanece vivo 48 horas após o acto sexual dentro da mulher, portanto se tiver uma relação sexual 2 dias antes da ovulação a gravidez pode acontecer. O óvulo por sua vez pode permanecer vivo de 12 a 24 horas após a ovulação, portanto uma relação sexual um dia após a ovulação pode resultar numa gravidez. Habitualmente, o período fértil ocorre, em média, 14 dias antes da menstruaçãonuma mulher que tenha menstruações regulares a cada 28 dias. Se pretende engravidar, é importante ter relações sexuais neste período.

Contudo, tendo em conta que cada mulher tem um padrão próprio de ciclos menstruais , muitas vezes não é fácil determinar exatamente qual o dia da ovulação e assim perceber qual o período da janela fértil. 

Existem, no entanto, alguns sinais do próprio corpo, que podem indicar que está a ovular. Tente detetá-los através de:

  • Testes de Ovulação –Na altura da ovulação ocorre um aumento da hormona luteinizante (LH), que pode ser detetado na urina, através de testes específicos – testes de ovulação– disponíveis na sua Farmácia. 
  • Observação do muco cervical– Com a aproximação da ovulação, as secreções vaginais (muco cervical), por norma, tornam-se mais fluídas e transparentes, com aspeto de clara de ovo. Procure observar, diariamente, a aparência destas secreções, de modo a detetar melhor esta alteração.
  • Registo da temperatura corporal basal – A temperatura corporal basal (temperatura corporal ao acordar), na ausência de doença, é relativamente estável o mês inteiro. Porém, à medida que a ovulação se aproxima, sofre uma ligeira diminuição, subindo levemente logo depois. Meça a temperatura todos os dias ao acordar, ainda na cama. Pode registar diariamente os valores obtidos, sendo necessário registar vários ciclos menstruais antes de conseguir determinar a sua janela de fertilidade.

Adicionalmente, na altura da ovulação, algumas mulheres referem sentir desconforto abdominalum aumento da tensão mamária e do desejo sexual.

Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda nesta questão, consulte-nos!

Artur Pinhão

Maio 2019