Conhecer a altura da ovulação pode ser uma boa ferramenta para ajudar a programar uma gravidez. Existem alguns sinais, muitas vezes associados à ovulação, a que pode estar atenta, embora possam variar de mulher para mulher:
Algumas mulheres sentem pontadas durante a ovulação, mas muitas há que não sentem nada e não há mais nenhum sinal que indique que está em curso a ovulação, outras mulheres têm sintomas particulares como uma pequena dor no baixo ventre, ou uma dor de cabeça, algumas têm alteração do apetite.
O período fértil é o período em que pode engravidar, o que não corresponde somente ao dia da ovulação, pois o espermatozóide permanece vivo 48 horas após o acto sexual dentro da mulher, portanto se tiver uma relação sexual 2 dias antes da ovulação a gravidez pode acontecer. O óvulo por sua vez pode permanecer vivo de 12 a 24 horas após a ovulação, portanto uma relação sexual um dia após a ovulação pode resultar numa gravidez. Habitualmente, o período fértil ocorre, em média, 14 dias antes da menstruaçãonuma mulher que tenha menstruações regulares a cada 28 dias. Se pretende engravidar, é importante ter relações sexuais neste período.
Contudo, tendo em conta que cada mulher tem um padrão próprio de ciclos menstruais , muitas vezes não é fácil determinar exatamente qual o dia da ovulação e assim perceber qual o período da janela fértil.
Existem, no entanto, alguns sinais do próprio corpo, que podem indicar que está a ovular. Tente detetá-los através de:
Adicionalmente, na altura da ovulação, algumas mulheres referem sentir desconforto abdominal e um aumento da tensão mamária e do desejo sexual.
Se tiver dúvidas ou precisar de ajuda nesta questão, consulte-nos!
Artur Pinhão
Maio 2019