Sexualidade – Prazer com Segurança

Sexualidade – Prazer com Segurança

A sexualidade e os cuidados a ter

A sexualidade é uma aventura fantástica se resultar de uma decisão pensada e amadurecida. Mas se acontecer “porque sim” ou porque “os outros também fazem” pode ser uma porta aberta para riscos como uma gravidez indesejada e doenças sexualmente transmissíveis, ou resultar em arrependimentos quando já não há volta a dar. É na adolescência que rapazes e raparigas tomam consciência de si próprios e do que os diferencia.

É um assunto difícil que gera algumas vergonhas/desconfortos, suscita dúvidas e está ligado a alguns medos principalmente por parte dos pais. Alguns pais têm receio que ao conversar um pouco mais abertamente com os seus filhos, façam nestes crescer a curiosidade do que é a vida sexual e que assim a iniciem mais cedo.

Mas na verdade está provado, que nas famílias onde se fala mais abertamente deste assunto, que ainda é tabu, tanto pais como filhos ficam melhor informados e leva a que os jovens utilizem mais meios anticoncepcionais, com uma menor probabilidade de uma gravidez precoce, iniciem a sua vida sexual mais tarde, conheçam melhor os perigos das DST (doenças sexualmente transmissíveis).

 

Loja online —> Durex Natural Cx – 24un

 

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), sexualidade “uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade; que se integra no modo como nos sentimos, movemos tocamos e somos tocados; é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, acções e interacções e, por isso, influencia também a nossa saúde física e mental”.

Assim, os pais têm um papel preponderante neste desenvolvimento, na medida em que podem elucidar e esclarecer muitas dúvidas que os seus filhos tenham.

Começar a vida sexual não tem “hora marcada”. É para todos os efeitos uma escolha do adolescente, que não deve ser precipitada nem obrigada e que vai marcar o jovem no futuro, quer no seu desenvolvimento quer na forma como vai encarar a sexualidade.

 

Qualquer relação sexual contém em si mesma a possibilidade de uma gravidez. Nem que seja a primeira vez, nem que seja uma única vez.

A sexualidade faz parte da vida de homens e mulheres, devendo ser assumida de uma forma responsável. O planeamento familiar passa por decidir qual o melhor momento para ter filhos, quantos filhos se desejam e a que intervalos. Sem planeamento corre-se o risco de uma gravidez indesejada e das consequências a ela associadas.

 

Contraceção

A contraceção permite este planeamento, devendo ser praticada a partir do início da vida sexual.

 

Loja online —> Postinor 1.5mg – 1 Comprimido

 

Existem diversos métodos contracetivos e a escolha de qual o mais adequado depende de diversos fatores.

Se tem dúvidas que quer ver esclarecidas acerca de métodos contraceptivos, a nossa farmácia e o teu farmacêutico está pronto a ajudar-te!

 

 

 

Artur Pinhão

Agosto 2018