Sistema imunitário – Reforçar defesas para o Inverno

Sistema imunitário – Reforçar defesas para o Inverno

O nosso Sistema imunitário

 

Quando o conjunto de mecanismos de defesa não defende o organismo como devia, é sinal que o sistema imunitário está em baixo, hoje vamos falar em como reforçá-lo, já que é ele que protege o nosso organismo contra doenças. Na mudança de estação, as depressões imunitárias são comuns, deixando-nos mais suscetível a doenças, sobretudo do foro respiratório, destacando-se os grupos de maior risco como as crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunidade diminuída por doença ou medicação.

O sistema imunitário proporciona-nos imunidade ou capacidade para resistir, combater e inclusive, conseguir derrotar e eliminar o “inimigo invasor”, protegendo-nos contra microrganismos que connosco convivem de forma quotidiana, e que podem ser grandes causadores de doenças, como também das nossas próprias células que por vezes se transformam em malignas ou cancerosas.E é para que isso não aconteça que nos devemos proteger, não nos devemos esquecer de tomar conta do nosso sistema imunitário.

 

Uma alimentação saudável contribui para o normal funcionamento do sistema imunitário.

Devemos praticar uma atividade física regular e manter uma alimentação equilibrada que privilegie o consumo de frutas e legumes.  Estes alimentos são fonte abundante de vitaminas e antioxidantes que reforçam a imunidade, com destaque para a vitamina C, A, E e do complexo B.
Devemos, ainda, incluir na sua alimentação alimentos, nutrientes e/ou outros compostos naturais com eficácia demonstrada no reforço da imunidade, quer através do consumo em natureza, quer através da ingestão na forma de suplemento alimentar, com destaque para a vitamina c, zinco, selénio, equinácia.

 

Loja online —> Cecrisina 1000mg caixa de 20 comprimidos efervescentes

Loja online —> Vitacê caixa de 30 comprimidos

 

 

Como o organismo humano não tem capacidade para produzir vitamina C, para obtermos a quantidade necessária para o bom funcionamento do nosso organismo, é necessário a sua ingestão, quer através da alimentação, ou, quando esta não é suficiente através de suplementos alimentares.

Também conhecida como ácido ascórbico, a vitamina C é um aliado importante, que deve manter ao seu lado na batalha por um inverno mais saudável.

Limões, laranjas, toranjas, tomates, morangos, kiwis, brócolos, batata doce, alho francês e couve portuguesa são algumas das fontes alimentares deste nutriente.

Se o objetivo é prevenir o surgimento da gripe e constipações, existem ainda outros dois nutrientes que contribuem para o normal funcionamento do sistema imunitário: o zinco e o selénio, dois minerais encontrados maioritariamente em fontes alimentares de origem animal.

Para o ajudar a reforçar o seu sistema imunitárioe a escolher um suplemento adquado, conte com o seu farmacêutico.

 

 

 

 

Artur Pinhão

Novembro 2018